A Universidade de Harvard está em 1° lugar na lista das 200 melhores do mundo
Os Estados Unidos concentram 72 instituições no ranking. Além disso, os cinco primeiros lugares pertencem ao país.
O Reino Unido tem 29 universidades na lista
O ranking é resultado de mais de dez meses de consultas detalhadas com a comunidade acadêmica internacional, em parceria com a fornecedora de dados, Thomson Reuters. O levantamento leva em conta as atividades principais de uma universidade, como o ensino, a pesquisa e a transferência de conhecimento.
USP e Unicamp podem chegar lá
A Universidade de São Paulo (USP), 1° lugar no ranking da América do Sul, aparece em 232º
no Ranking Mundial de Universidades 2010-11 e a Unicamp, na 248º colocação.
Mas de acordo com o diretor do Centro Internacional de Educação Superior do Boston College, nos EUA, Philip Altbach, a USP e a Unicamp tem potencial para entrar na lista de elite, mas são prejudicadas por uma série de obstáculos como estrutura de governo burocrática, ensino de alguns cursos em tempo parcial, e sub-financiamento do Estado.
Em contrapartida
Em contrapartida
A classificação 2010 das 500 melhores instituições de ensino superior, realizada pela Universidade de Comunicações de Xangai, coloca os estabelecimentos americanos na liderança. Como no ano passado, os Estados Unidos ocupam 17 dos 19 primeiros lugares. Na lista, divulgada nesta quinta-feira pelo site Echos, seis brasileiras aparecem, a USP (entre as 150 melhores), Unicamp (300 melhores), UFMG, UFRJ, Unesp (as três entre as 400 melhores) e Ufrgs (entre as 500 melhores). O primeiro francês a aparecer está no 39º lugar.
Fonte: Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário