Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.
Quando se ajuda na derrubada de uma árvore, não estamos desprezando somente a vida de um vegetal; estamos contribuindo com a diminuição da nossa qualidade de vida, que só não será afetada, se colocarmos outra árvore no lugar da que foi derrubada.
O uso comercial da árvore é importante na produção de móveis, portas, pisos, papel, entre outras peças. Mas é importante compreendermos que o manejo desses recursos deve ser controlado, obedecendo leis que garantam a sustentabilidade do meio ambiente.
A Reciclagem é um hábito nascido no mundo moderno, baseado em três pilares: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Cada um de nós pode contribuir, separando nosso material utilizado no dia-a-dia, jogando no lixo somente materiais orgânicos ou que não possam ser aproveitados como produto reciclável. Adquirir esta mentalidade é fundamental para que possamos viver num mundo melhor, com maior qualidade de vida, com mais recursos naturais a nossa disposição e, o melhor de tudo, garantido a sobrevivência de todos nós no planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário